O vento pode vir de qualquer lado..mas a vela tem que estar firme

O velho mestre

A força de dentro de nós é maior que todos os ventos contrários

A vida tem a cor que pintamos

Conto


 O velho Mestre pediu a um jovem triste que colocasse uma mão cheia de
sal em um copo d’água e bebesse.

Qual é o gosto? – perguntou o Mestre.

Ruim – disse o aprendiz.

O Mestre sorriu e pediu ao jovem que pegasse outra mão cheia de sal e
 levasse a um lago.

Os dois caminharam em silêncio e o jovem jogou o sal no lago.
Então o velho disse:

– Beba um pouco dessa água.

Enquanto a água escorria do queixo do jovem o Mestre perguntou:
– Qual é o gosto?’

– Bom! Disse o rapaz.

– Você sente o gosto do sal?
perguntou o Mestre.

– Não… – disse o jovem.

O Mestre então sentou ao lado do jovem, pegou em suas mãos e disse:

– A dor na vida de uma pessoa não muda.
Mas o sabor da dor depende de onde a colocamos.
Quando você sentir dor, a única coisa que você deve fazer é aumentar o
sentido de tudo o que está a sua volta.
É dar mais valor ao que você tem, do que ao que você perdeu.
Em outras palavras:
É deixar de Ser copo para tornar-se um Lago.
Somos o que fazemos, mas somos principalmente, o que fazemos para
mudar o que somos.

Mais do que imaginei….Renato Russo saudades

Comentários em: "O velho mestre" (38)

  1. Linda história e mensagem… Podemos colorir nossos dias com a nossa cor… beijos,chica e tudo de bom e adorei a música escolhida!

  2. Preciso ser mais lago, urgentemente rs…
    Tenha um lindo dia, amiga!
    Beijinho e muita paz…

  3. Titi,mensagem simplesmente maravilhosa!Que grande reflexao e ensinamento!Amei sua postagem, a musica,tudo!Bjs,

  4. Acho lindo esse texto! Já conhecia mas sempre é bom reler e lembrar que nós podemos transformar, depende de nós.
    Bjs Titi!!!

  5. Me deixou emocionada, pois sem bem que precisamos colocar a nossa dor em algum lugar…para continuar vivendo…
    Beijo Lisette

  6. Olá,Cláudia!!

    AMEI ESTA MENSAGEM!!!!!!É bom lembrarmos de certas lições…com a correria do dia a dia…as vezes esquecemos!OBRIGADA!!!!

    Beijos pra ti!

  7. Titi
    Amei esta mensagem que faz a gente parar e reflectir.
    pena que nem toda a gente paensa assim.
    Beijinho e uma flor

  8. Que maravilhosa lição minha querida…cabe a todos momentos de nossas vidas…deixemos de ser copos e sejamos lagos…
    Fique na paz e na alegria minha flor amiga…boa tarde!
    Beijinhos
    Valéria

  9. Esse conto é um exemplo para a vida. A proporção do ruim não é absoluta. Depende de como a vemos. E há sempre a chance de mudar a dosagem.

    Bjs.

  10. OLÁ MINHA QUERIDA!
    TEXTO LINDO, MUITO VERDADEIRO , UMA LIÇÃO DE VIDA!

    UM GRANDE BEIJO,
    ANDRÉA………

  11. Olá TITI,
    Um belo conto pela mensagem reflexiva que nos traz.
    Impossível evitar dor, pois ela faz parte de nosso processo evolutivo. Para lidar com ela só mesmo procurando valorizar o que a vida tem de melhor e a nos oferecer .É um esforço necessário para não sucumbirmos.
    Gostei da música. Bem escolhida.

    Beijokas, querida.

  12. Boa noite Titi!
    Muito lindo este seu texto!
    Um dos seus textos mais belos que já li, parabéns!
    Uma linda noite para você!
    Lembranças!

  13. .

    Que delícia de blog. Adorei o convite. Reserve
    se não for pedir muito, um lugar, sempre, à sua
    mesa.

    silvioafonso

    .

  14. Não ficar limitado sómente na nossa dor mas saber que existem muitas pessoas que estão na mesma situação que a nossa ou bem pior .Qdo sentimos uma dor ,uma perda não centralizar nosso pensamento mas procurar ocupar a nossa mente em algo melhor para a nossa vida.
    Amiga linda noite e um amanhecer de um céu azul….

  15. É devemos sempre olhar para o lado e perceber tudo que esta ao nosso redor, para assim aprendermos a valorizar mais o que temos e como vamos lidar com nossos problemas. Muito interessante a história. Beijos

  16. Excelente a mensagem e excelente blog: fiquei logo rendida coma afirmação na lateral “Deus não desiste de nós”! Isso, para mim é fundamental e reconfortante…sei disso , tenho provas, por tudo quanto tenho passado, que Ele não desiste mesmo!

    Obrigada.

  17. Titi,
    É essa força que nos carrega pra frente.
    Você sempre nos trás uma linda mensagem.
    Eu recebi há alguns dias uma brincadeira chamada MEME, que tipo um questionário. Indiquei o seu nome na lista. Leia o meu recado no final ok? Fique à vontade. Beijos

  18. Obrigada por tuas palavras. Eu queria te seguir…mas estive a ver e aqui não vejo aquele lugar onde diz “seguir”,….
    Mas agora que tenho teu comentário vou vir frequentemente, acredita.
    Obrigada por tudo. Se viste meu blog, viste também o drama que meu marido está vivendo há mais de 1 ano: luta contra um cancro de intestino…mas Deus tem estado do nosso lado. Eu Confio, eu tenho Fé.

    Beijo meu….

  19. Oi, bom dia! 🙂

    Esse conto se adequa bem agora à fase que cá em casa estamos a passar. Somos copos mas talvez conseguimos nos transformar em lagos 😉

    Beijo

  20. Silvia disse:

    Olá Titi que linda mensagem e conto
    Muito bom para refletirmos,receba o meu
    carinho e Forte Abraço…
    Te amodolo,conte com meu carinho e ombro amiga!
    Desejo melhoras para sua mamãe!

  21. Silvia disse:

    Titi querida,não sabia que sua mamãe se encontrava doente,

    desejo que ela fique bem,com a graça Deus,melhoras a ela.

    Gosto muito de você amiga,forças e conte com meu ombro amiga!

    Não existe oração sem respostas,estou indo viajar para, Jáu amanhã

    por motivo de saude também,minha tia teve um derrame,e tem bastante

    idade,retorno no domingo a noite,me de noticias de sua mamãe,

    Beijos a você com muito carinho!

    Paz e luz para todos nós,humanidade…

  22. Oi minha florzinha amiga…passei pra te desejar uma felizzzz tarde…beijinhos
    Valéria

  23. Muito importante esta mensagem. Beijão!

  24. Titi
    Voltei para te dar um beijinho e uma flor.

  25. Grande lição Titi!

    Naturalmente que assim é, mas a nossa tendência é beber o intragável copo de água salgada e não o diluir com toda a água que tenhamos perto.
    Viver não custa, custa é saber. Assim se diz por cá.

    Beijinhos

  26. Olá queridona,
    Passando para lhe deixar um beijo e desejar-lhe uma noite bem aconchegante.
    TUDIBOM.

  27. Oi querida Titi, mensagem mais que preciosa esta!
    Obrigada por este momento de reflexão.

    Deixo um beijo e desejos de uma noite de paz!

    Se quiser comer um pedaço de bolo, ainda tem lá no Escritos na Memória, ok?

    beijo minha linda!

  28. oie minha querida Titi ,saudades,estou ainda com uma gripe que me deixou de cama,como é ruim,hoje que to atualizando meu bloguihno,e vim correndo te ver,deixar meu abraço e mil bjinhosssssssss,te adorooooooooooo,
    ☆♥☆

  29. que bom amiga
    que gostou do mimo
    tava sem net por isso o
    sumiço,
    te desejo uma linda noite
    com carinho bjs

  30. Bom dia minha amiga,passando para um cafezinho com bolacha e lendo esta bela lição.
    Um abração carinhoso.
    BJU DE LUZ NOS SEUS DIAS SEMPRE.

  31. TITI MINHA QUERIDA,
    TENHA UM ÓTIMO FIM DE SEMANA!
    BEIJÃO,
    ANDRÉA……

  32. Linda, linda mensagem e a música p variar arrasou c os corações!! Fique bem Titi, fé em Deus e na vida nos fortalece e nos faz passar mais fortes pelos percalços da vida. Saúde, paz e amor p vc e sua familia! bjinhos

  33. Anjo Lindo.
    gostei do comentário da Claudia ,Deus sempre é a solução em tudo em nossas vida.
    Um feliz final de semana bjs no coração.
    Evanir

  34. Olá,Claudia!!

    Minha querida, tenha um ótimo final de semana !!
    Beijos pra ti!!
    Tudo de bom!


  35. Boa tarde!

    “Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! (Salmo 133.1)”

    Vim te deixar o meu abraço carinhoso e avisar que estamos pedindo a opinião dos amigos para um projeto no blog.
    Será um prazer para nós saber a sua sugestão.

    Estamos te esperando!

    Deixo aqui um vídeo para agradar seu fim de tarde e seu começo de noite. 🙂

    Deus seja contigo.

    Blog Yehi Or!
    http://hajalluz.blogspot.com/

  36. OI Cláudia,
    Vim conhecer seu blog e gostei do espírito divino que você colocou aqui.
    Voltarei mais vezes.
    Bj e bom fim de semana,
    Lylia

  37. Titi,passei para reler essa belíssima história e desejar um ótimo final de semana pra vc!Bjs,

  38. A vida é um arco iris, beijo Lisette.

eu já estava com saudade

Nuvem de tags

